quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Reflexões sobre o Dia da Criança

       O Dia das Crianças se aproxima, mas você sabia que, todos os dias, várias crianças ao redor do mundo sentem medo? Na infância o medo é poderoso: paralisa e impede que a criança encontre formas de lidar com o desafio a sua frente – seja ele real ou imaginário. Além disto, todos os dias, inúmeras crianças tem que aprender a lidar com a tristeza. Sentem-se tristes porque pessoas queridas se foram, porque seus sonhos não aconteceram, porque seus presentes não chegaram... E muitas outras vivem intensamente a solidão. Querem um olhar amigo, um carinho sincero, uma palavra de afeto. Buscam por uma mão estendida ou uma frase que ilumine sua incerteza e lhes indique o caminho. Mas não encontram nada disto, e sentem-se sós...
       Como se não fosse suficiente, o cuidado de todas estas crianças, na grande maioria das vezes, é transferido para outrem: “alguém cuide delas por mim!” Mas, crianças não podem ser cuidadas por qualquer um – vocês dirão. Concordo. Elas precisam ser tratadas com respeito e carinho por aqueles que as conhecem e amam – vocês argumentarão. E eu hei de concordar mais uma vez.
       Se concordamos nestes pontos e nos revoltamos com o fato de que o cuidado com as crianças muitas vezes é terceirizado – por que fazemos isto com nossa criança interior? Dentro de nós habita um ser que sente medo, que enfrenta tristezas, que vive a solidão – e nós cobramos dos outros que se responsabilizem por cuidar disto por nós. Colocamos a nossa felicidade nas mãos de terceiros e reclamamos quando eles não realizam nossos desejos. Deixamos nossa criança interior na porta do outro e cobramos que cuide dela como nós faríamos. Mas, vejam bem: somos nós que devemos cuidar desta criança. Ela não precisa nem merece ficar na soleira da porta. A casa dela é dentro de nós e precisamos cuidar muito bem deste lar.
       Por isto, deixo aqui uma sugestão para este Dia das Crianças: cuide de sua criança interior com carinho. Ela precisa de palavras de afeto para sentir menos medo, de momentos de alegria que façam a tristeza passar, de interação com seus entes queridos para saber que não está sozinha. Abra a porta do seu coração e deixe sua criança voltar para casa.
       Se você não tem filhos, divirta-se com sua criança interior. Oriente-a, cuide dela e deixe que ela compartilhe momentos de alegria com pessoas queridas. Se você tem filhos, divirta-se com eles sabendo que a sua criança interior adora este tipo de convivência. Criança gosta de criança. E todos merecem viver um Feliz Dia das Crianças – inclusive você!

2 comentários:

  1. que lindo isso!! gostei muito desse post. parabéns! Maressa

    ResponderExcluir
  2. Maressa, fico feliz em saber que você gostou. Aproveite bem o tempo junto com sua criança interior e sejam felizes! Adriana

    ResponderExcluir