sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Uma boa dica para o início das aulas

As férias estão chegando ao fim e, a partir da semana que vem, nossos filhos retomam sua rotina escolar. E, para ajudar pais, alunos e professores, já estão disponíveis no you tube a tradução de algumas aulas da Khan Academy.

Essa é uma iniciativa de Salman Khan que, quando trabalhava no mercado financeiro, resolveu ajudar os primos em seus deveres de casa. Como moravam em diferentes estados, ele postava no you tube a explicação das matérias que os primos tinham dificuldade. Aos poucos as suas "aulas" foram sendo acessadas por outras pessoas que começaram a postar comentários elogiando a iniciativa. Em pouco tempo, eram os professores que postavam comentários dizendo que os seus vídeos estavam servindo de facilitadores do aprendizado em sala de aula.

Salman Khan saiu da empresa e resolveu se dedicar ao empreendimento de ajudar as crianças a aprenderem as lições de casa. Quando Bill Gates descobriu essa ideia, começou a ajudar seus filhos por meio dos vídeos e acabou investindo no que hoje é conhecido como Khan Academy.

No site oficial estão mais de 2700 aulas sobre todos os temas. As pessoas assistem aos vídeos explicativos e podem resolver problemas. O esquema funciona no estilo jogos online: você acumula pontos e passa de fase. Cada fase tem uma explicação e um desafio. Com isso a pessoa vai desenvolvendo habilidades para resolver problemas ou responder questões.

A Fundação Lemann, em parceria com a Intel, traduziram alguns desses vídeos que estão disponíveis no you tube. Vale a pena conferir - pais e filhos vão se divertir juntos e aprender muito. Bom divertimento!

Esse texto também foi publicado no site da CBN Vitória no dia 27/01/2012

2 comentários: