domingo, 30 de outubro de 2016

Quando o imprevisto acontece, a solidariedade faz a diferença.

Projeto: Férias em Cancun.
Data: 18 de julho de 2016.

Seguimos para o aeroporto Eurico Sales, em Vitória (ES), prontos para dar início às tão sonhadas férias em família. Mala pronta, documentos em mãos, fila para check in enfrentada com a motivação de quem está a algumas horas de chegar ao destino final. Passaportes verificados, mala despachada, cartões de embarque emitidos, fila da inspeção superada, embarcamos rumo a Guarulhos (SP). Chegamos com pequeno atraso, e seguimos direto para o guichê da American Airlines para validar o embarque internacional. Foi onde o imprevisto resolveu entrar em ação. E onde a solidariedade veio ao nosso encontro.

Jackson Carvalho estava do outro lado do balcão e nos recebeu de forma atenciosa. Pegou nossos passaportes para verificar o visto americano já que a primeira escala seria em Miami, e percebeu um detalhe: o visto americano do Alejandro está dentro da validade, no passaporte argentino. Porém, desde 2008, quando ele se naturalizou brasileiro, seu passaporte passou a ser brasileiro. E o governo americano não permite o uso de passaportes de diferentes nacionalidades. Em resumo: Alejandro não poderia seguir viagem, pois não ia conseguir entrar em Miami. Imediatamente, Jackson começou a buscar informações mais seguras com seus superiores, e foi-nos confirmado o impedimento. Ao mesmo tempo, ele tentava encontrar opções viáveis para que a família seguisse viagem. Apesar de toda essa solidariedade, não conseguimos nada que fosse viável e, cercados de desapontamento, solicitamos que a mala fosse retornada. Ele cuidou de todo o procedimento, inclusive nos apresentando ao rapaz que iria nos entregar a bagagem.

Seguimos para a sala da Latam para verificar quais os procedimentos para solucionar nossa situação. Fomos, então, atendidos por Costa que, prontamente entendeu toda a situação e se empenhou em buscar uma solução. Solicitou que aguardássemos e vimos toda a sua dedicação em um ir-e-vir constante. Quase uma hora depois, retornou com as respostas: seríamos levados a um hotel próximo e, na manhã seguinte, voltaríamos para Vitória. Além disso, Costa realizou todo o procedimento de remarcação de novas passagens Vitória X Cancun X Vitória, garantindo, dessa forma, que nosso sonho continuasse viável – um alívio em meio a tantos imprevistos! Em seguida, nos apresentou à Francis que, gentilmente nos acompanhou até o guichê da Latam. Lá fomos atendidos pela Ivete e pelo Villa. Também eles se empenharam em garantir que chegássemos bem ao hotel, com jantar e taxi. Já passava da meia noite, estávamos há mais de 8 horas fora de casa, frustrados com o impedimento de realizar nossas sonhadas férias, com sono, com fome e com frio. A solidariedade de todas essas pessoas, que nos olhavam nos olhos entendendo nossa frustração, que nos sorriam na esperança de que isso acalmasse a decepção, que trabalhavam de forma ágil para que nosso sofrimento terminasse logo, fez toda a diferença.


Jackson Carvalho (American Airlines), Costa, Francis, Ivete e Villa (Latam) são exemplos vivos do poder restaurador da solidariedade. Nenhum deles conseguiu evitar nossa frustração nem aliviar a decepção de ver um sonho ser roubado pelo imprevisto. Mas todos eles nos acalentaram com sua solidariedade e seu empenho em realizar um trabalho em prol do nosso bem-estar. Isso se chama qualidade – qualidade de atendimento, mas, acima de tudo, qualidade de ser humano. A essa equipe de terra nosso muito obrigado! Vocês fazem a diferença. Em terra, e no planeta Terra.

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