segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Presente de dia das crianças

   Presentear faz bem ao coração. Não sei até que ponto os cardiologistas concordam com essa afirmação, mas do ponto de vista psicológico, ela é verdadeira. O ato de presentear alguém começa muito antes da entrega efetiva do presente e envolve emoções distintas. Segundo Buda: "Antes de dar, o coração se alegra; durante o ato de dar, ele se purifica; e, depois de dar, ele se sente satisfeito". Alegria, purificação e satisfação – tem remédio melhor para o coração? Presentes simbolizam carinho, atenção. Significam: "eu me lembrei de você". E quem não gosta de ser lembrado? 
      Em se tratando de presente para o dia das crianças, um cuidado deve ser tomado: diferenciar o valor financeiro do valor emocional. De forma alguma podemos confundir esses dois aspectos, senão seremos vítimas (e nossos filhos também) do consumismo exagerado e sem limites. De que adianta um pai (ou uma mãe) ausente da rotina diária dos filhos, que não vivencia as descobertas, não se emociona com os momentos singelos e não comemora as vitórias inerentes ao crescimento e amadurecimento das crianças, entregar-lhes um presente super caro? Qual significado terá, para os filhos, a relação que eles estabelecem com seus pais? Por isso é importante que nossas crianças (o que inclui a criança dentro de nós!) possam diferenciar um presente caro de um presente oferecido com amor, carinho e que tenha um real significado na vida dela. O valor de um presente vai além do seu custo financeiro. Quanto vale um abraço amigo? Um colo de mãe? Um elogio de pai? Um sorriso aberto e sincero? Precisamos aprender a resgatar a essência do verbo presentear. Aquela essência que faz bem ao coração.
   As coisas passam: bolas furam, pipas se rasgam, bonecas perdem braços, panelinhas quebram... Mas as recordações das partidas de futebol juntos, das manobras das pipas no ar, dos chás de bonecas com aquele bolo especial da mamãe, dos risos e carinhos nos momentos compartilhados, isso fica sempre presente. O essencial permanece. E, por isso, se chama presente - porque nunca vira passado, nunca deixa de ser... 
   Que nesse dia das crianças você possa conjugar o verbo presentear em toda a sua grandeza. E que isso fique registrado no Livro da Vida como um belo presente para ser lembrado no futuro. 
   Feliz dia das crianças - inclusive para aquela que vive em você!



2 comentários:

  1. Não quero presentes comprados. Não preciso de nada. Um presente que vocês, minhas netas, e os meus filhos, me poderiam dar é simples: ler as coisas que eu escrevo. Cada coisa que eu escrevo - quero que cada uma delas seja gostosa como um morango vermelho... Escrevo para dar felicidade. (Rubem Alves)

    Obrigada por nos presentear com suas palavras.
    Tenho guardado com todo carinho aquela poesia que você e foi motivo de grande alegria.

    Feliz aniversário e um grande abraço .

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras, o mundo anda muito carente de afetos, esse para mim é o melhor presente!!
    bjs no seu coração!
    Karla Falqueto

    ResponderExcluir