segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dia 12 de Outubro e suas Graças


Dia 12 de outubro é um dia especial, em vários aspectos. Explico.
      
      Hoje, aqui no Brasil, se comemora o dia da criança - de todas as crianças. Inclusive aquela que existe dentro de você, querendo sair para brincar, se divertir, ver a vida na sua mais bela simplicidade. Dia da criança que está ao seu lado, querendo o seu olhar, a sua mão, o seu convite para mais uma aventura. O dia está começando: deixe as crianças se encontrarem!
       A palavra criança tem a mesma origem da palavra criação e criatividade. Quando as crianças se encontram, nasce um ambiente de pura novidade, no qual muitas coisas são possíveis: virar pirata ou princesa, descobrir tesouros nas conchas do mar, colher poderes mágicos nas frutas do pomar, acreditar que sua bicicleta tem asas mesmo sem ter assistido ao filme ET.... Vamos manter a essência da criança – criar – em nós e com elas. Afinal, brincar e vínculo tem a mesma raiz – o que é autoexplicativo! Brinque, crie vínculos, crie, crianceie muito hoje! E amanhã. E nos próximos amanhãs também! Afinal, ser criança é acreditar no amanhã.
       Hoje, também, é dia de Nossa Senhora de Aparecida – padroeira do Brasil. Para os católicos, Nossa Senhora é um ser muito especial: aquela que cuida e intercede por nós junto ao Pai. Mas, penso que mesmo aqueles que não são católicos e, portanto, não acreditam em Nossa Senhora, reconhecem o poder da mãe. Mãe é quem ama, quem cuida e protege, quem acalenta, quem nutre, quem lê nossos pensamentos, quem está lá mesmo depois que se foi.... Mãe é quem pratica a maternagem no seu grau mais belo. O que, então, inclui o pai também! Porque maternar é cuidar, proteger, nutrir, acalentar... talvez os pais não saibam muito bem essa coisa de ‘ler pensamentos’, mas sabem estar presentes mesmo depois de ausentes.... Porque também sabem ‘maternar’. Assim, sendo você católico ou não, que esse dia seja um momento, também, de conexão com a beleza presente na força materna.
       E, como se não bastasse essa linda conexão e sincronia entre o dia da Mãe e o dia da Criança, descobri que, neste dia 12 de outubro de 2015, no Canadá, é dia de Ação de Graças. Dia de agradecer toda a colheita do ano, de agradecer as bênçãos recebidas, de agradecer as dádivas com as quais fomos presenteados. Dia de demonstrar nossa gratidão à vida por sua maternagem conosco, dia de deixar nossa criança interior se aconchegar nos braços acolhedores da Providência que sempre nos presenteia – e à qual somos gratos. Dia de agir em gratidão, em Ação de Graças.

       De uma única vez, três motivos para a gente fazer desse dia 12 de Outubro um momento muito especial. Por isso desejo que você viva hoje em sintonia com a Gratidão, com a Mãe e com a Criança. E, assim, seja muito feliz! 

15 comentários:

  1. PASSANDO PARA PARABENIZAR´PELO BLOG E DESEJAR UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, gratidão por sua resposta e pelo seu desejo de que esse dia seja feliz - como toda criança deveria ser! Também desejo que esse dia,cheio de boas energias, seja especial para você! Em harmonia, Adriana

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eduardo, obrigada por seu comentário. Aproveite bem as energias desse dia! Desfrute sem moderação!

      Excluir
  3. Lindo texto, Adriana! Bora criancear!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nara, claro!!! Vamos criancear, maternar, agradecer.... Vamos aproveitar o que esse dia tem de bom, sintonizar com as boas energias que ele nos traz e nos deliciar com as possibilidades que ele nos brinda! Bjs

      Excluir
  4. Lindo texto, Adriana! Bora criancear!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite querida! Libido texto! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edylene, obrigada! Foi escrito de coração para coração!

      Excluir
  6. A criança que somos e as vezes deixamos de lado, só nos faz viver melhor e com mais leveza
    Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me fez lembrar a música Bola de Meia, Bola de Gude...
      https://www.youtube.com/watch?v=S44phOxC1nA

      Excluir
  7. A criança que somos e as vezes deixamos de lado, só nos faz viver melhor e com mais leveza
    Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, certamente a criança em nós é um bem muito precioso. Cuidemos dela com carinho - ela sabe retribuir com muita sabedoria!

      Excluir
  8. Parabéns Adriana, excelente reflexão , leve e informativa. Saudades de vc 😘

    ResponderExcluir