terça-feira, 17 de maio de 2016

Chama Olímpica ilumina Vitória do Espírito Santo

     














    Conta a lenda que Prometeu e seu irmão teriam a tarefa de povoar a terra, criando os homens e todos os animais que a habitariam. Para isso, receberam barro e uma quantidade de dons que seriam distribuídos entre as criaturas. Assim, eles criaram os animais, dando a cada um uma habilidade específica: asas para voar nas alturas, garras para segurar com firmeza, dentes afiados para lutar, carapaça para se proteger, capacidade de respirar dentro da água. Além disso distribuíram os dons: coragem, rapidez, força, sagacidade, determinação, perseverança, etc. Ao fim dos trabalhos, Prometeu pegou o resto de barro e fez uma última criatura: o homem. Ele olhou sua obra e ficou feliz com o que viu. Mas percebeu que não havia mais dons para aquele ser, e, sem asas, sem garras, sem carapaça, sem nada que lhe protegesse, ele ficaria muito frágil diante de todas as demais criaturas. Como fazer para que esse ser pudesse se destacar? Rapidamente Prometeu encontrou a resposta, e colocou em prática seu plano. Foi até o Olimpo, morada sagrada dos deuses, roubou o fogo dos deuses e o entregou aos homens. Dessa forma, os humanos tinham em si algo superior a todos os outros seres: tinham a chama do fogo de Héstia dentro de si.
     Os Jogos Olímpicos têm como objetivo revelar o potencial da chama de Héstia em nós. Os atletas, ao darem o seu máximo, voam sem ter asas, lutam sem ter garras, nadam sem ter guelras, mostram a potência do humano, lapidada com coragem, determinação, superação, e tantos outros atributos dignos dos deuses do Olimpo.
     A Chama Olímpica vai estar hoje aqui em Vitória. Vai brilhar em nossas ruas, sendo conduzida pelas mãos de atletas e de pessoas comuns. Porque somos todos humanos, e a chama sagrada brilha dentro de cada um de nós! Que a Chama Olímpica possa nos lembrar da nossa capacidade de brilhar, de fazer melhor, de ser mais, de superar os limites diários, de conquistar a vitória a cada dia. A Chama de Héstia nos convida a revelar, em palavras, em sentimentos, em ações, que somos filhos da Luz! A Chama passa de tocha em tocha, acendendo sem se apagar. Porque assim é com a luz: ilumina qualquer escuridão, se multiplica quando é dividida, ativa outras quando se aproxima, brilha forte e brilha sempre!

     Hoje a Tocha Olímpica, trazendo a chama que sempre brilha, vai estar nas ruas da nossa cidade. A Tocha Olímpica iluminando um lugar que se chama Vitória do Espírito Santo! Que a Luz que ela carrega possa ativar a Luz que há em nós. Essa é a mensagem da Tocha. Esse é o convite da Chama. Esse é o chamado Olímpico. Sejamos mais! Vamos vencer! Somos humanos com Luz! Vamos brilhar!

Esse texto foi escrito em homenagem aos amigos que vão conduzir a Chama Olímpica pelas ruas de Vitória: Neymara Carvalho, Pierre Almeida e Fábio Luiz. E, também, em homenagem a todas as pessoas que fazem do espírito olímpico uma forma de ser no mundo. Pessoas que vencem o grande jogo da Vida com dignidade, respeito e superação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário