domingo, 15 de maio de 2016

Uma noite encantada

     Eu vivi um momento mágico! Fui testemunha da força que emana de um grupo que tem sua voz reconhecida e legitimada. E pude perceber a potência que surge quando uma plateia vibra junto e faz ecoar os sonhos, os aprendizados e a mensagem que ouvem. Pessoas comuns conseguem, juntas, vibrando na mesma sintonia, transformar uma noite comum, em uma noite encantada. Foi isso o que aconteceu ontem à noite, na Barra do Jucu.

     
     No mesmo local, há 2 meses atrás, eu encontrei um grupo de adolescentes dispostos a participar do Projeto Torcida Sintonizada. Todos eles fazem parte da escola de body board do Instituto Neymara Carvalho, e estavam interessados em ouvir o que tínhamos para dizer. E ouviram as experiências de vida dos atletas capixabas, ouviram as narrativas dos colegas, ouviram as histórias que vibravam dentro deles mesmo, ouviram versos e rimas de músicos capixabas, ouviram aquilo que ecoava neles, ouviram os conselhos de como transformar sentimentos em voz e melodia. E, então, eles falaram. E, quando falaram, pudemos ouvir frases potentes, mensagens de fé e esperança, certezas mescladas com aprendizados. Eles transformaram sonhos, aprendizados e legados em um rap com acordes de reggae, e fizeram um hino.

   Um hino que foi apresentado no palco (da vida), durante um evento cultural na comunidade onde eles moram, para pessoas com as quais convivem. Subiram no palco, e fizeram história! Força, Foco e Fé! – era a mensagem que compartilhavam com a plateia. Força, Foco e Fé! – era o convite que faziam ao coração de cada pessoa que os ouvia naquele momento. Força, Foco e Fé – era a frase que ecoava de forma tão clara e potente, que virou uma só voz. Força, Foco e Fé – foi o que todos sentiram, presenciaram e puderam cantar naquela noite encantada.

     Eu vivi um momento mágico! Um momento em que pessoas comuns potencializam o seu melhor e transformam silêncio em som, distância em harmonia, sonhos em realidade. Saí desse encontro com uma certeza: se as pessoas podem transformar uma noite comum, em uma noite encantada, se as pessoas podem se unir em prol de construir histórias significativas e momentos transformadores, se as pessoas conseguem agir de forma voluntária e colaborativa com o intuito de confraternizar e produzir sentido, então ainda há esperança. Força, Foco e Fé!


Esse texto foi escrito em homenagem e reconhecimento ao trabalho em equipe realizado durante o Projeto Torcida Sintonizada. Um trabalho totalmente voluntário, e plenamente eficiente.

4 comentários:

  1. Que lindo! Consigo imaginar um pouquinho dessa transformação e saber o quão gratificante é qdo se ve o resultado da semente plantada!
    (Iluska)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iluska, sim: ver o resultado da semente plantada é muito especial! Ainda mais em pleno outono!

      Excluir
  2. Que lindo! Consigo imaginar um pouquinho dessa transformação e saber o quão gratificante é qdo se ve o resultado da semente plantada!
    (Iluska)

    ResponderExcluir
  3. Senti-me uma privilegiada por poder assistir, de pertinho,à apresentação, resultado desse trabalho. Foi emocionante, de deixar os olhos mareados! Se não podemos mudar o Brasil, vamos mudar nossa comunidade! Esse tem sido nosso mote aqui na Barra! Totalmente sintonizado com essa torcida!

    ResponderExcluir