sábado, 16 de outubro de 2010

Homenagem aos mineiros do Chile

Perséfone, filha de Zeus e da deusa Deméter, possuía uma beleza estonteante e era cortejada por muitos deuses. Porém um dia, enquanto colhia flores, foi raptada por Hades, o deus do mundo subterrâneo, que a levou para morar com ele em seu reino. Lá, Perséfone se tornou rainha, mas sentia falta de sua mãe. Deméter, a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano, percebendo que sua filha havia sumido, partiu em sua busca. Ao fazer isso, se descuidou de suas tarefas e a terra tornou-se árida, sem vida e houve escassez de alimentos. A tristeza se espalhou até que, finalmente, Deméter descobriu que sua filha estava presa no mundo subterrâneo e faz um acordo com Hades: Perséfone poderia vir à superfície para ficar com seus pais durante 6 meses e, nos outros, voltaria para o interior da terra. E assim aconteceu.

Essa foi a forma que os gregos encontraram para explicar os ciclos das colheitas: quando Perséfone está no mundo subterrâneo, Deméter se entristece e nada produz. Mas, quando sua filha reaparece, a deusa mãe se alegra e gera frutos em abundância. Um belo mito grego, tão velho e tão novo quanto cada estação do ano. Tão antigo e tão recente quanto toda primavera.

Tão atual quanto esse ano: 2010. Também na primavera...
Quinta-feira, dia 05 de agosto. O desabamento em uma mina no Chile bloqueia a passagem que possibilitaria verificar se os mineiros que lá trabalhavam haviam sobrevivido. Perséfone é raptada por Hades.
Domingo, dia 22 de agosto. Uma sonda encontra o local onde os 33 mineiros se abrigaram e descobre-se que todos estavam vivos. Deméter descobre onde sua filha está.
Começa o trabalho de resgate. Deméter vai à busca de sua filha.
Terça-feira, dia 12 de outubro, 23h08. O paramédico Manuel González entra na sonda Fênix e, finalmente, se encontra com o grupo de mineiros. Deméter se encontra com Perséfone.
Quarta-feira, dia 13 de outubro, 0h10. O primeiro mineiro chega à superfície da terra e é recebido por sua família. O mesmo ritual se repete com todos os 33 mineiros. Perséfone volta à superfície. A alegria volta a reinar e as lágrimas molham a terra fecunda. Alguns se ajoelham em oração, outros gritam, todos se emocionam: a vida está de volta. Perséfone renasceu!

Todos os anos, a primavera vem com a mensagem do renascimento. Perséfone volta, Deméter se alegra e as sementes brotam. Mas, nesse ano de 2010, a primavera fez homens brotarem da terra. Tal qual sementes cheias de vida, homens renasceram no acampamento Esperança, em plena primavera. Que todos nós possamos nos lembrar do que o ser humano é capaz de fazer quando se une em prol de um bem comum: somos capazes de irmos às profundezas da terra para fazer com que homens voltem a estar mais perto do céu. E a estar mais perto dos seus. 

5 comentários:

  1. Dri,

    que analogia perfeita! Final poético!
    Esse momento vivido por esses mineiros transcendeu 33 estórias individuais, fazendo cada um de nós repensar a própria vida e nos unirmos como irmãos na grande fraternidade cristã da qual somos partes.

    Beijos,

    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  2. Adriana
    com sua sensibilidade e olhar cuidadoso diante da vida,
    vc nos presenteou com um texto lindo!
    Obrigado querida!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Amigos queridos, cada palavra que coloco nesse jardim é uma semente de esperança. E cada comentário de vocês, um raio de sol iluminando esse jardim que é meu, seu, nosso. Agradeço por estarem aqui e iluminarem esse espaço. Bjs

    ResponderExcluir
  4. O resgate dos mineiros no Chile, deserto de Atacama, foi dos poucos momentos de solidariedade que contornou o planeta, mesmo que tenha servido para mostrar uma tecnologia superior à usada em outras partes do mundo onde mineiros continuavam morrendo enquanto seus colegas eram resgatados. Sua comparação com a lenda grega é perfeita e altamente criativa! Hamilton Werneck

    ResponderExcluir
  5. Amigo Hamilton, realmente ainda precisamos fazer muito pelos outros que morrem, invisíveis, ao nosso lado. Como fazer para que a palavra 'próximo' saia dos dicionários e ganhe vida em nossas vidas? Eis o grande desafio humano: ser humano! Bjs

    ResponderExcluir